domingo, 10 de novembro de 2013

Marmelos assados

 Quinces / marmelos

Há aromas que nos transportam à nossa infância e que associamos imediatamente a entes queridos que povoaram esse tempo mais ou menos distante. O cheirinho dos marmelos lembra-me a minha falecida mãe e os outonos da minha adolescência, já no norte de Portugal. 
Inicialmente, os marmelos vinham dos quintais da minha tia e, mais tarde, do nosso. Já deixavam um aroma agradável na cozinha antes de serem assados, cozidos ou transformados em marmelada, mas a casa ficava ainda mais deliciosamente perfumada quando os marmelos eram assados!
 
Marmelos assados / quinces in the oven
 
Há umas semanas atrás, visitei a minha amiga Judy e descobri no seu jardim três marmeleiros carregadinhos! E pude perfumar a minha casa também (for old times' sake)!

A receita é simples, como eu gosto: 

 2 marmelos grandes
30-40g de açúcar
Sumo de um limão
Vinho do Porto, q.b.
Canela moída, q.b.
10-20g de açúcar, para polvilhar

Lavar muito bem os marmelos. Cortar cada um ao meio e retirar as sementes. Colocar no sumo de limão (para não deixar oxidar). Juntar o açúcar e cozer no sumo de limão e um pouco de água, em lume brando, durante cerca de 15 minutos, até ficarem cozidos mas firmes. (Cozendo-os primeiro, gasta-se menos energia a assá-los!)
Colocar num prato de ir ao forno com algum do líquido da cozedura, regar com Vinho do Porto, polvilhar com canela e açúcar e levar ao forno, até dourar e caramelizar o açúcar. 
Deixar arrefecer. Servir a temperatura ambiente.

Uma delícia! Gostei tanto que já decidi que o meu quintal também vai ter um marmeleiro.


2 comentários:

  1. Nunca comi marmelos assados, so sabia que se fazia marmelada com eles! Aprendi uma coisa nova e copiei a receita. Aqui em Perth nao se encontra marmelos com facilidade, por vezes ha nas lojas chinesas, vou ver quando e a epoca e compro alguns para os assar.

    ResponderEliminar
  2. Os meus famiiares faziam marmelada e tambem geleia (com as sementes). Eu gosto mais de assar os marmelos. Há receitas mais elaboradas na net mas eu gosto das simples.Pode-se variar a quantidade de acucar conforme o gosto pessoal.

    ResponderEliminar

Por favor deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...