segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Viagem Medieval de Santa Maria da Feira

Segundo o jornal online24, "várias cidades de Portugal acolhem Feiras Medievais ao longo do ano. Distribuídas normalmente no calendário entre os meses de março e dezembro, as Feira Medievais e Históricas retratam histórias, artes e ofícios das populações na idade média, e permitem apreciar tradições recriadas, com maior ou menor precisão de uma forma muito visual e atrativa".

Aqui, vou dar-vos a conhecer o que eu vi na última tarde da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro. Reparem que os Feirenses não lhe chamam uma feira medieval. Esta é uma Viagem Medieval e que viagem!

Ao longo dos 10 dias da Viagem, há sempre inúmeras atividades para os visitantes em diferentes áreas temáticas: junto ao Castelo, ao longo do caminho que nos leva ao Castelo, no centro histórico e zona envolvente. O bilhete para toda a Viagem custava apenas 3€; 2€ para uma entrada. Eu só pude ir no último dia, por isso perdi a maior parte de programa!

Igreja Matriz de Santa Maria da Feira
Aqui as pessoas aguardavam a passagem do desfile em frente à Igreja Matriz
No fim do desfile do último dia, a multidão já me estava a cansar (não sou fã de multidões). Como não tinha visitado o Castelo, decidi ir até lá, esperando que entretanto a multidão se dispersasse, o que não aconteceu! Tirei a foto que se segue na escadaria da Igreja. O desfile tinha terminado há minutos.
Centro de Santa Maria da Feira
Vista a partir da escadaria da Igreja Matriz
O desfile tinha vindo da rua que se vê à direita e subido por uma rua sinuosa até ao Castelo.
Rua até ao Castelo, Feira
Sempre a subir... passando por um jardim onde os acabadinhos de casar gostam de tirar fotos, junto ao Lago dos Feitiços.
Lago dos Feitiços, Feira
Lago dos Feitiços
Pelo caminho, encontrei muitos dos participantes no desfile, que voltavam para o centro.
Cavaleiros da Viegem Mediaval 2012
Cavaleiros
Rei e Raínha da Viagem Medieval 2012
O Rei e a Rainha
E, finalmente, avistei o Castelo: 
Castelo de Santa Maria da Feira
Aqui, alguém escalava as muralhas.
Escalando as muralhas do Castelo da Feira

A foto seguinte é da capela barroca (Capela de Nossa Senhora da Encarnação) e do seu anexo (Casa da Capelania), que foram construídos nesta ponta do Castelo, já no século XVII.
Capela de N. Senhora da Encarnação

Na Wikipédia, pode ler-se:
"O conjunto apresenta planta oval irregular, orientada no sentido norte-sul, em estilo gótico, tendo incorporado elementos de outros estilos ao longo dos séculos.

Com muralhas em alvenaria e cantaria de pedra, do período inicial, a Torre de Menagem domina a alcáçova; do final do século XV, datam as adaptações às demandas da pirobalística. Em seu interior, na ampla praça de armas, encontram-se ainda os vestígios do antigo palácio seiscentista.

A porta da barbacã, coroada pelo brasão dos Pereiras é protegida por duas torres quadrangulares adossadas: a sudoeste, a Torre da Casamata, atrás da qual se encontra um recinto quadrangular e abobadado onde se alojavam os soldados e que servia como bateria com troneiras nos muros exteriores; no lado oposto a Torre do Poço, protegendo a nascente.

Pela porta da barbacã acedem-se, sucessivamente, a porta da Vila e a praça de armas, na qual se localiza a Torre de Menagem. Esta torre-alcáçova, ergue-se em três pavimentos: no inferior, a cisterna; no segundo o salão nobre, destacando-se três lareiras, um fogão e quatro janelas, três delas com conversadeiras; no terceiro a área residencial íntima.

A seguir à Torre de Menagem, rematada com coruchéus cónicos, o visitante encontra a tenalha, precedida pelo chamado pátio da traição (onde se abre a respectiva porta). Em lado oposto à tenalha, adossada à muralha da cerca erguem-se a capela, de planta hexagonal, sob a invocação de Nossa Senhora da Encarnação, e a Casa da Capelania, em estilo barroco."


(Oops! Acho que falhei, não tirando fotos de alguns dos aspetos mencionados acima.)
Castelo de Santa Maria da Feira

Bom, este Castelo é muito diferente dos restantes castelos de Portugal, como pode ver.
Castelo de Santa Maria da Feira

Estava a ficar tarde e tive de voltar ao carro, que estava bem longe. A multidão não tinha diminuído - as pessoas preparavam-se para o programa do serão!


Em breve poderá ler sobre o desfile propriamente dito, no meu próximo post.


Encontrará uma vista diferente do Castelo em "From a Distance" e poderá ler muito mais sobre este monumento no site oficial.


2 comentários:

  1. Eu conheço a Feira ! Quando era (mais) nova estive uma semana nas instalações do INATEL, que eram óptimas e nem sei se ainda existem, e visitámos as redondezas. A Viagem Medieval é uma iniciativa fantástica !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a Inatel continua lá. A Feira tem conhecido um desenvolvimento fantástico ao longo dos últimos 20 anos.

      Eliminar

Por favor deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...