terça-feira, 10 de julho de 2012

Um dos meus lugares preferidos

Muitos  portugueses fazem férias no Algarve, passam os seus dias entre as praias e o apartamento ou hotel e vão-se embora bronzeados, relaxados e felizes, sem conhecer o interior da região. 

Para os que cá vivem, as praias estão apinhadas na época alta, razão suficiente para procurarmos locais alternativos onde passear e passar umas horas relaxantes. Um desses lugares é Alte.

Parte do concelho de Loulé, Alte é uma freguesia que fica no centro geográfico do Algarve, no limite entre o Barrocal e a Serra. É considerada uma das aldeias mais típicas e preservadas do país. 

Segundo o poeta Cândido Guerreiro, que lá nasceu, "Alte nasceu e cresce, no aconchego de quatro cerros que a rodeiam: Gelvana, Francelheira, Castelo e Rocha Maior. A ribeira que a atravessa eternamente, desde a Fonte Grande à Queda do Vigário, marcou-lhe a personalidade e a dos seus habitantes. Nas suas margens frescas e húmidas, florescem hortas férteis de legumes, vinhedos e laranjeiras. Olhando ao longe, a agricultura de sequeiro dos socalcos do barrocal, constitui elemento marcante da paisagem de Alte."

Zona da Fonte Grande - uma longa piscina, com café e zona para fazer churrascos (à direita)
Zona da Fonte Grande - continuação
Zona da Fonte Pequena
 
No jardim da Fonte Pequena, encontrarão uma homenagem ao poeta. Podem também apreciar alguns dos seus poemas em painéis de azulejo e placas espalhadas pela zona das fontes.

A aldeia continua fiel às suas origens. A Igreja Matriz é a mais antiga referência histórica e a ela está associada uma lenda curiosa. As casas brancas com chaminés artesanalmente trabalhadas contrastam com o colorido das floreiras. Vale a pena passear a pé pelas ruelas e escadinhas calcetadas, mas cuidado, para não escorregarem na calçada polida de tanto uso!

A Rocha dos Soidos, é a zona mais elevada da freguesia. Daí temos uma vista privilegiada.

Alte

Vista da paisagem a sul de Alte

É fácil perceber por que Alte é um dos meus lugares preferidos!


Nota: Encontrarão fotos de Alte antigamente e outras curiosidades no site da Junta de Freguesia.



2 comentários:

  1. Mara, vim parar ao seu blog através da "Piglet in Portugal" de quem sou seguidora. Nunca tinha ouvido falar da aldeia de Alte, como todos os turistas, iamos sempre directos ao mar. Estive recentemente em Portugal e mais uma vez fomos para Vilamoura. Numa próxima visita, teremos que ir conheçer novas terras! A Zona da fonte parece-me bastante interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sami, obrigada pela visita e pelo comentário. O Algarve tem recantos pouco conhecidos mas muito interessantes. Passa-se um dia bem agradável junto às fontes - é um ótimo local para um piquenique e até podemos fazer os assados lá!

      Eliminar

Por favor deixe o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...